tag:blogger.com,1999:blog-47951162687078060592023-11-15T10:57:34.773-08:00A MúsicaGrupo 6http://www.blogger.com/profile/06286858487103710864noreply@blogger.comBlogger3125tag:blogger.com,1999:blog-4795116268707806059.post-78794648201141051242011-12-15T09:55:00.000-08:002011-12-15T09:55:57.507-08:00A música no desenvolvimento do ser Humano<div style="margin-bottom: 0cm;"><span style="font-size: small;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;">Neste argumento vamos analisar questões que relacionam a música e o desenvolvimento do ser humano. Entende-se que o conceito de </span><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><b>desenvolvimento, </b></span><span style="font-family: Times New Roman, serif;">segundo o dicionário de Houaiss (2002, pág.989), considera não só o aspecto cognitivo, mas também social e afectivo. Por isso, na linha de Houaiss, não queremos centrar a ideia de desenvolvimento apenas no aspecto cognitivo, uma tendência generalizada da nossa civilização actual mas sim num desenvolvimento geral do ser humano enquanto ser social.</span></span></div><div align="justify"><br />
</div><div align="justify"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: small;"><b>Por música entende-se, segundo o dicionário de língua portuguesa, arte de conjugar sons de forma coerente e lógica.</b> A combinação de sons, de forma lógica e coerente, gera melodias sonoramente ricas em significados que proporciona aos seus ouvintes sensações distintas.</span></span></div><div align="justify"><br />
</div><div align="justify"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: small;"><b>A música afecta o desenvolvimento cognitivo do ser humano. </b>Muitas pesquisas desenvolvidas em finais de séc. XX, provam que ao comparar cérebros de músicos e não músicos, os do primeiro grupo apresentavam maior quantidade de massa cinzenta, particularmente nas regiões responsáveis pela audição, visão e controle motor, como comprova a pesquisa realizada por Schlaug, da Escola de Medicina de Harvard e Gaser, da Universidade de Jena na Alemanha. Muitos outros estudos, confirmam que a prática musical faz com que o cérebro funcione em “rede”, ligando a parte visual, tacto e audição. Outros estudos efectuados, como o de Losavov, cientista búlgaro, apontam também que o simples contacto com a música, enquanto meros apreciadores e ouvintes, provoca estímulos cerebrais, possuindo um carácter relaxante que permite outro tipo de aprendizagens ou absorção de informações. Ainda outros estudiosos como Schaw, Irvine e Rauscher, pesquisadores da Universidade de Winsconsin, consideram que a música favorece o raciocínio lógico-matemático, considerando que alunos que recebiam aulas de música apresentavam resultados 15 a 41 % superiores em testes de proporções e de fracções do que outras crianças.</span></span></div><div align="justify"><br />
</div><div align="justify"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: small;"><b>A música é também acusada de afectar o desenvolvimento afectivo dos seres humanos</b>. Numa pesquisa realizada na Universidade de Toronto, Sandra Trehub, comprovou que os bebés permanecem mais calmos e mais alertas, quando expostos a uma melodia serena. Esta experiência vai numa linha de tradição das canções de embalar, sempre presentes nas boas lembranças dos adultos. Por essas razões, a linguagem musical tem sido apontada como uma das áreas do conhecimento mais importante a ser trabalhada na Educação Infantil ao lado da linguagem oral e escrita, do movimento, das artes visuais, da matemática e das ciências humanas e naturais. Estudos mais recentes realizados por Zatorre, da Universidade de McGill (Canadá) e Blood dos Estados Unidos, comprovam que o cérebro das pessoas que ouvem música que lhes provoca emoção, accionam as partes do cérebro relacionadas com estados de euforia. Estes estudos confirmam que a música tem uma grande importância biológica relacionando-a com os circuitos cerebrais ligados ao prazer.</span></span></div><div align="justify"><br />
</div><div align="justify"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: small;">Ouvir música é também utilizada em muitos casos como um tipo de relaxamento e calmante, ou noutros casos como um estimulante. </span></span></div><div align="justify"><br />
</div><div align="justify"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: small;"><b>Para além disso, a música afecta ainda o desenvolvimento social do ser humano. </b>A música traz efeitos muito significativos no campo da maturação social da criança, uma vez que todos os grupos sociais têm reportórios musicais específicos que transmitem ao ser humano desde bébé. Além disso a música também é importante sob ponto de vista da maturação individual, na medida em que as crianças aprendem as regras sociais através da musica. As brincadeiras de criança têm cantigas que são transmitidas de geração em geração, de forma oral, referindo temas como o amor, o trabalho, tristeza, etc. Durante a adolescência a musica tem um papel ainda mais marcante, na inserção social do jovem, através do visionamento de videoclipes, sendo um marco na construção da sua consciência cívica.</span></span></div><div align="justify"><br />
</div><div align="justify"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: small;">Podemos então concluir que a música afecta o desenvolvimento do ser humano em todas as fases da vida, tanto a nível cognitivo como afectivo e social. Os estudos atrás mencionados provam a tese de que esta deverá ser implementada na vida de uma pessoa desde a sua vida intra-uterina de forma a ajudar o seu desenvolvimento.</span></span></div>Grupo 6http://www.blogger.com/profile/06286858487103710864noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-4795116268707806059.post-4940918380962667612011-12-14T10:43:00.000-08:002011-12-15T08:24:20.171-08:00A música no desenvolvimento do ser humano<!--[if gte mso 9]><xml> <o:DocumentProperties> <o:Template>Normal.dotm</o:Template> <o:Revision>0</o:Revision> <o:TotalTime>0</o:TotalTime> <o:Pages>1</o:Pages> <o:Words>635</o:Words> <o:Characters>3621</o:Characters> <o:Company>Universidade de Coimbra</o:Company> <o:Lines>30</o:Lines> <o:Paragraphs>7</o:Paragraphs> <o:CharactersWithSpaces>4446</o:CharactersWithSpaces> <o:Version>12.0</o:Version> </o:DocumentProperties> <o:OfficeDocumentSettings> <o:AllowPNG/> </o:OfficeDocumentSettings> </xml><![endif]--><!--[if gte mso 9]><xml> <w:WordDocument> <w:Zoom>0</w:Zoom> <w:TrackMoves>false</w:TrackMoves> <w:TrackFormatting/> <w:PunctuationKerning/> <w:DrawingGridHorizontalSpacing>18 pt</w:DrawingGridHorizontalSpacing> <w:DrawingGridVerticalSpacing>18 pt</w:DrawingGridVerticalSpacing> <w:DisplayHorizontalDrawingGridEvery>0</w:DisplayHorizontalDrawingGridEvery> <w:DisplayVerticalDrawingGridEvery>0</w:DisplayVerticalDrawingGridEvery> <w:ValidateAgainstSchemas/> <w:SaveIfXMLInvalid>false</w:SaveIfXMLInvalid> <w:IgnoreMixedContent>false</w:IgnoreMixedContent> <w:AlwaysShowPlaceholderText>false</w:AlwaysShowPlaceholderText> <w:Compatibility> <w:BreakWrappedTables/> <w:DontGrowAutofit/> <w:DontAutofitConstrainedTables/> <w:DontVertAlignInTxbx/> </w:Compatibility> </w:WordDocument> </xml><![endif]--><!--[if gte mso 9]><xml> <w:LatentStyles DefLockedState="false" LatentStyleCount="276"> </w:LatentStyles> </xml><![endif]--> <!--[if gte mso 10]> <style>
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</div><div class="MsoNormal" style="font-family: Verdana;"><span class="Apple-style-span" style="color: white;"><span style="font-family: Verdana; font-size: 14.0pt; mso-bidi-font-family: Verdana;">Neste argumento vamos analisar questões que relacionam a música e o desenvolvimento do ser humano. Entende-se que o conceito de <b>desenvolvimento, </b>segundo o dicionário de Houaiss (2002, pág.989),<b> </b>considera não só o aspecto cognitivo, mas também social e afectivo. Por isso, na linha de Houaiss, não queremos centrar a ideia de desenvolvimento apenas no aspecto cognitivo, uma tendência generalizada da nossa civilização actual mas sim num desenvolvimento geral do ser humano enquanto ser social. </span><span style="font-family: Times; font-size: 14.0pt; mso-bidi-font-family: Times;"><o:p></o:p></span></span></div><div class="MsoNormal" style="font-family: Verdana; text-align: justify;"><br />
</div><div class="MsoNormal" style="font-family: Verdana; text-align: justify;"><span class="Apple-style-span" style="color: white;"><span style="font-family: Verdana; font-size: 14.0pt; mso-bidi-font-family: Verdana;"> <b>Por música entende-se, segundo o dicionário de língua portuguesa, arte de conjugar sons de forma coerente e lógica.</b> A combinação de sons, de forma lógica e coerente, gera melodias sonoramente ricas em significados que proporciona aos seus ouvintes sensações distintas. </span><span style="font-family: Times; font-size: 14.0pt; mso-bidi-font-family: Times;"><o:p></o:p></span></span></div><div class="MsoNormal" style="font-family: Verdana; text-align: justify;"><span class="Apple-style-span" style="color: white;"><b><span style="font-family: Verdana; font-size: 14.0pt; mso-bidi-font-family: Verdana;"> </span></b><span style="font-family: Times; font-size: 14.0pt; mso-bidi-font-family: Times;"><o:p></o:p></span></span></div><div class="MsoNormal" style="font-family: Verdana; text-align: justify;"><span class="Apple-style-span" style="color: white;"><b><span style="font-family: Verdana; font-size: 14.0pt; mso-bidi-font-family: Verdana;"> A música afecta o desenvolvimento cognitivo do ser humano. </span></b><span style="font-family: Verdana; font-size: 14.0pt; mso-bidi-font-family: Verdana;">Muitas pesquisas desenvolvidas em finais de séc. XX, provam que ao comparar cérebros de músicos e não músicos, os do primeiro grupo apresentavam maior quantidade de massa cinzenta, particularmente nas regiões responsáveis pela audição, visão e controle motor, como comprova a pesquisa realizada por Schlaug, da Escola de Medicina de Harvard e Gaser, da Universidade de Jena na Alemanha. Muitos outros estudos, confirmam que a prática musical faz com que o cérebro funcione em “rede”, ligando a parte visual, tacto e audição. Outros estudos efectuados, como o de Losavov, cientista búlgaro, apontam também que o simples contacto com a música enquanto meros apreciadores e ouvintes, provoca estímulos cerebrais, possuindo um carácter relaxante que permite outro tipo de aprendizagens ou absorção de informações. Ainda outros estudiosos como Schaw, Irvine e Rauscher, pesquisadores da Universidade de Winsconsin, consideram que a música favorece o raciocínio lógico-matemático, considerando que alunos que recebiam aulas de música apresentavam resultados 15 a 41 % superiores em testes de proporções e de fracções do que outras crianças.</span><span style="font-family: Times; font-size: 14.0pt; mso-bidi-font-family: Times;"><o:p></o:p></span></span></div><div class="MsoNormal" style="font-family: Verdana; text-align: justify;"><br />
</div><div class="MsoNormal" style="font-family: Verdana; text-align: justify;"><span style="font-family: Verdana; font-size: 14.0pt; mso-bidi-font-family: Verdana;"><span class="Apple-style-span" style="color: white;"> <b>A música é também acusada de afectar o desenvolvimento afectivo dos seres humanos</b>.<b> </b>Numa pesquisa realizada na Universidade de Toronto, Sandra Trehub, comprovou que os bebés permanecem mais calmos e mais alertas, quando expostos a uma melodia serena. Esta experiência vai numa linha de tradição das canções de embalar, sempre presentes nas boas lembranças dos adultos. Por essas razões, a linguagem musical tem sido apontada como uma das áreas do conhecimento mais importante a ser trabalhada na Educação Infantil ao lado da linguagem oral e escrita, do movimento, das artes visuais, da matemática e das ciências humanas e naturais. Estudos mais recentes realizados por Zatorre, da Universidade de McGill (Canadá) e Blood dos Estados Unidos, comprovam que o cérebro das pessoas que ouvem música que lhes provoca emoção, accionam as partes do cérebro relacionadas com estados de euforia. Estes estudos confirmam que a música tem uma grande importância biológica relacionando-a com os circuitos cerebrais ligados ao prazer.<o:p></o:p></span></span></div><div class="MsoNormal" style="font-family: Verdana; text-align: justify;"><span class="Apple-style-span" style="color: white;"><span style="font-family: Verdana; font-size: 14.0pt; mso-bidi-font-family: Verdana;"><span style="mso-tab-count: 1;"> </span>Ouvir música é também utilizada em muitos casos como um tipo de relaxamento e calmante, ou noutros casos como um estimulante. </span><span style="font-family: Times; font-size: 14.0pt; mso-bidi-font-family: Times;"><o:p></o:p></span></span></div><div class="MsoNormal" style="font-family: Verdana; text-align: justify;"><br />
</div><div class="MsoNormal" style="font-family: Verdana; text-align: justify;"><span class="Apple-style-span" style="color: white;"><span style="font-family: Verdana; font-size: 14.0pt; mso-bidi-font-family: Verdana;"> <b>Para além disso, a música afecta ainda o desenvolvimento social do ser humano. </b>A música traz efeitos muito significativos no campo da maturação social da criança, uma vez que todos os grupos sociais têm reportórios musicais específicos que transmitem ao ser humano desde bebe. Além disso a música também é importante sob ponto de vista da maturação individual, na medida em que as crianças aprendem as regras sociais através da musica. As brincadeiras de criança têm cantigas que são transmitidas de geração em geração, de forma oral, referindo temas como o amor, o trabalho, tristeza, etc. Durante a adolescência a musica tem um papel ainda mais marcante, na inserção social do jovem, através do visionamento de videoclipes, sendo um marco na construção da sua consciência cívica.</span><span style="font-family: Times; font-size: 14.0pt; mso-bidi-font-family: Times;"><o:p></o:p></span></span></div><div class="MsoNormal" style="font-family: Verdana; text-align: justify;"><br />
</div><div class="MsoNormal" style="font-family: Verdana;"><span style="font-family: Verdana; font-size: 14.0pt; mso-bidi-font-family: Verdana;"><span class="Apple-style-span" style="color: white;"> Podemos então concluir que a música afecta o desenvolvimento do ser humano em todas as fases da vida, tanto a nível cognitivo como afectivo e social. Os estudos atrás mencionados provam a tese de que esta deverá ser implementada na vida de uma pessoa desde a sua vida intra-uterina de forma a ajudar o seu desenvolvimento.</span></span></div><!--EndFragment-->Grupo 6http://www.blogger.com/profile/06286858487103710864noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-4795116268707806059.post-77584272713695755412011-11-18T15:40:00.001-08:002011-12-14T10:36:33.113-08:00A musica no desenvolvimento do ser humano<div class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 0pt; text-align: justify;"><span style="font-family: Cambria;"> </span><span style="font-family: Verdana, sans-serif;"> Neste argumento vamos analisar questões que relacionam a música e o desenvolvimento do ser humano. Entende-se que o conceito de <b style="mso-bidi-font-weight: normal;">desenvolvimento </b>considera o aspecto cognitivo, social e afectivo, segundo o dicionário de Houaiss (2002, pág.989) que <span style="mso-spacerun: yes;"> </span>apresenta várias designações para o conceito. Por isso, na linha de Houaiss, não queremos <span style="mso-spacerun: yes;"> </span>centrar a ideia de desenvolvimento<span style="mso-spacerun: yes;"> </span>apenas no aspecto cognitivo, uma tendência generalizada da nossa civilização actual.<span style="mso-tab-count: 1;"> </span></span></div><div class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 0pt; text-align: justify;"><span style="font-family: Verdana, sans-serif;"><br />
</span></div><div class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 0pt; text-align: justify;"><span style="font-family: Verdana, sans-serif;"> <strong>Por música entende-se, segundo o dicionário de língua portuguesa, arte de conjugar sons de forma coerente e lógica.</strong> A combinação de sons, de forma lógica e coerente, gera melodias sonoramente ricas em significados que proporciona aos seus ouvintes sensações distintas. </span></div><div class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 0pt; text-align: justify;"><span style="font-family: Verdana, sans-serif;"><b style="mso-bidi-font-weight: normal;"> </b></span><br />
<span style="font-family: Verdana, sans-serif;"><b style="mso-bidi-font-weight: normal;"> A música afecta o desenvolvimento cognitivo do ser humano. <span style="mso-spacerun: yes;"> </span></b>Muitas pesquisas desenvolvidas em finais de séc. XX, provam que ao comparar cérebros de músicos e não músicos, os do primeiro grupo apresentavam maior quantidade de massa cinzenta, particularmente nas regiões responsáveis pela audição, visão e controle motor (estudo comprovado por Schlaug, da Escola de Medicina de Harvard e Gaser da Universidade de Jena na Alemanha). Muitos outros estudos, confirmam que a prática musical faz com que o cérebro funcione em “rede”, <span style="mso-spacerun: yes;"> </span>ligando a parte visual, tacto e audição. Outros estudos efectuados, como o de Losavov, cientista búlgaro, <span style="mso-spacerun: yes;"> </span>apontam também que o simples contacto com a música enquanto meros apreciadores e ouvintes, provoca estímulos cerebrais, possuindo um caráter relaxante que permite outro tipo de aprendizagens ou absorção de informações. Ainda outros estudiosos como Schaw, Irvine e Rauscher, pesquisadores da Universidade de Winsconsin, consideram que a música favorece o raciocínio lógico-matemático, considerando que alunos que recebiam aulas de música apresentavam resultados 15 a 41 % superiores em testes de proporções e de fracções do que outras crianças.</span></div><div style="text-align: justify;"><span style="font-family: Verdana, sans-serif;"><br />
</span></div><div class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 0pt; text-align: justify;"><span style="font-family: Verdana, sans-serif;"><span style="mso-tab-count: 1;"> <strong>A música é também acusada de afectar o desenvolvimento afectivo dos seres humanos</strong>.</span><b style="mso-bidi-font-weight: normal;"> </b>Numa pesquisa realizada na Universidade de Toronto, Sandra Trehub, comprovou que os bebés permanecem mais calmos e mais alertas, quando expostos a uma melodia serena. Esta experiência vai numa linha de tradição das canções de embalar, sempre presentes nas boas lembranças dos adultos. Por essas razões, a linguagem musical tem sido apontada como uma das áreas do conhecimento mais importante a ser trabalhada na Educação Infantil ao lado da linguagem oral e escrita, do movimento, das artes visuais, da matemática e das ciências humanas e naturais. Estudos mais recentes realizados por Zatorre, da Universidade de McGill (Canadá) e Blood dos Estados Unidos, comprovam que o cérebro das pessoas que ouvem música que lhes provoca emoção, accionam as partes do cérebro relacionadas com estados de euforia. Estes estudos<span style="mso-spacerun: yes;"> </span>confirmam que a música tem uma grande importância biológica relacionando-a com os circuitos cerebrais ligados ao prazer.</span></div><div style="text-align: justify;"><span style="font-family: Verdana, sans-serif;"><br />
</span></div><div class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 0pt; text-align: justify;"><span style="font-family: Verdana, sans-serif;"><span style="mso-tab-count: 1;"> <strong>Para além disso, a música afecta ainda o desenvolvimento social do ser humano</strong></span><strong>. </strong>A música traz efeitos muito significativos no campo da maturação social da criança, uma vez que todos os grupos sociais têm reportórios<span style="mso-spacerun: yes;"> </span>musicais específicos que transmitem ao ser humano desde bebe. Além disso a música também é importante sob ponto de vista da maturação individual, <span style="mso-spacerun: yes;"> </span>na medida em que as crianças aprendem as regras sociais através da musica. As brincadeiras de criança têm cantigas que são transmitidas de geração em geração, de forma oral, referindo temas como o amor, o trabalho, tristeza, etc. Durante a adolescência a musica tem um papel ainda mais marcante, n a inserção social do jovem, através do visionamento de videoclipes, sendo um marco na construção da sua consciência cívica.</span></div><div style="text-align: justify;"><span style="font-family: Verdana, sans-serif;"><br />
</span></div><div class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 0pt; text-align: justify;"><span style="font-family: Verdana, sans-serif;"> Podemos então concluir que a música afecta <span style="mso-spacerun: yes;"> </span>o desenvolvimento do ser humano a nível cognitivo, afectivo e social. Os estudos atrás mencionados provam <span style="mso-spacerun: yes;"> </span>a tese de que esta deverá ser implementada na vida de uma pessoa desde a sua vida intra-uterina de forma a ajudar o seu desenvolvimento.</span></div><span style="font-family: Verdana, sans-serif;"><br />
</span><br />
<div class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 0pt;"><span style="font-family: Verdana, sans-serif;"><br />
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